“Dia a Dia com a Tecnologia”. Com esse tema, a 25ª edição de Casa Cor SP inicia e, como em anos anteriores, estremece o Jockey Club. Durante as sete semanas de evento, a Av Lineu de Paula Machado vive dias de glamour – são ávidos visitantes durante o dia e luxuosos convidados das festas à noite. Muitos jovens profissionais fazem a sua estreia e dividem alas com nomes já consagrados.
"Idealizei um projeto em que a tecnologia interage em sintonia com a sustentabilidade e a qualidade de vida que tanto procuramos hoje", diz Daniela sobre o ambiente da Casa do Chá. Os visitantes têm à disposição mais de 50 sabores da bebida - um convite a uma pausa necessária. Para economizar energia, há lâmpadas de LED e fluorescentes e janelas e portas articuladas de vidro que permitem uma melhor circulação de ar. O piso de madeira de demolição está em harmonia com as colunas de tijolos aparentes e a escultura de Bia Doria.
Jardim dos encontros - Marisa Lima, paisagista
Um jardim de 162 m2 destaca a beleza e a sensibilidade das flores e sugere uma volta ao passado. "Se usam cada vez menos flores no paisagismo, por causa de sua difícil manutenção", conta Marisa, que homenageou a jornalista Olga Krell com o projeto. Protegidos por um gazebo de ferro fundido, móveis de fibra se aninham em meio às espécies perfumadas, as preferidas de Olga. Rosas, lavandas, gardênias, éricas e ninfeias ocupam vasos e canteiros. Graças a lâmpadas de LED, a luz das luminárias-postes não atrai insetos nem distorce as cores das plantas.
Lavanderia - Ana Claudia Santi Carmello, arquiteta Rozânia de Souza Batista Nicolau, arquiteta e designer de interiores
Um painel adesivado com a imagem de uma lavadeira traz a atmosfera retrô da lavanderia. "Nossa ideia era traçar uma linha do tempo e misturar o antigo com o contemporâneo. Partimos dessa figura vintage porque ela traz um lado poético e romântico que contrasta com as linhas retas do mobiliário e com a tecnologia presente - laptop, televisores, lavadoras e secadoras", diz Rozânia de Souza Batista Nicolau. Importante também é a preocupação da dupla de profissionais com o uso de materiais mais sustentáveis e o reúso de água.Casa dos desejos - Zoe Gardini, arquiteta
Obras de arte, móveis de design, acessórios Missoni, madeiras nobres. A arquiteta Zoe Gardini selecionou alguns dos objetos mais cobiçados do mundo para compor seu espaço, formado por living, cozinha gourmet, sala de cinema, varanda e garagem. A valorização do verde e da tecnologia, obviamente, não podia ficar de fora da lista de desejos, como se percebe na sala de cinema. "Uma parede de vidro permite a integração com a área externa. Na hora do filme, um rolô blecaute desce e deixa o ambiente escuro", explica a arquiteta.Banheiro público masculino - Syrlene Del Paulicchi, designer de interiores
Automobilismo e sustentabilidade nortearam a proposta deste banheiro masculino. "Homem adora carro e tecnologia. E a tecnologia aqui vem endossar a preocupação com o meio ambiente", diz a profissional. Está presente no Silestone feito de 75% de material reciclado, na escolha de um revestimento que imita a madeira e até no mictório, que dispensa o uso de água. Uma esponja absorve os fluidos sem deixar cheiro. No espaço do sanitário, um pouco de bom humor: em um nicho embutido na parede aparece a frase "As Ideias Nascem Aqui".Copa - Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá, arquitetosA dupla de arquitetos superou um desafio e tanto: projetar a copa, que inclui ainda uma área para receber amigos, em apenas 10 m2. O arrojado ambiente apresenta uma combinação de cores marcantes como azul, branco e vermelho, fazendo alusão à bandeira da Inglaterra. Quadros do artista plástico Sami Akl, com imagens da princesa Kate e do príncipe William, formam um arranjo em uma das paredes revestida de laminado estampado. Na área onde se preparam os alimentos, a bancada tem tampo de pastilhas de vidro black.
Suíte do homem apaixonado - Simone Goltcher, designer de interiores
Homenagem ao ator Paulo Vilhena, declaradamente apaixonado pela namorada, Thaila Ayala, há três anos, esta suíte mescla materiais rústicos como bambu e madeiras para reforçar o clima de aconchego. Os tons de areia vieram como resposta ao pedido do ator/surfista, que queria um ambiente clean e que, enfatizou ele, lembrasse Bali. "A parte principal é a cama, com dossel, no centro da suíte. Mas como o espaço é amplo (85 m2), deu para fazer um lounge com um sofá generoso e uma cozinha charmosa", descreve a arquiteta.
Suíte da Filha Vaidosa - Clélia Regina Ângelo, arquiteta
Uma adolescente vaidosa, meiga e antenada com as novidades tecnológicas serviu de inspiração para o projeto deste generoso espaço de 70 m2. "Pensei numa menina que viaja, que gosta de se cuidar", explica Clélia Regina, autora do quarto multiúso com área de estudo, sala de TV, closet, bancada para maquiagem e banheiro. A base branca recebe pitadas de vermelho e preto, que trazem feminilidade e ousadia na medida certa. Elevada com o tablado revestido de carpete, a cama exibe almofadas de diversas estampas, resultando em um harmonioso conjunto.
Suíte da mulher contemporânea - Rosa May Sampaio, designer de interiores
Ambientes multiúso servem bem a esta mulher independente e que dá muito valor ao conforto. No dormitório, um show de tecnologia toma forma de decoração. É o caso da lareira virtual. "Você acha que é fogo, de tão perfeita a imagem. Como a peça é toda espelhada, instalei-a sobre uma parede de espelhos", explica Rosa May. Entre as três mesas do quarto, que também serve de ambiente de trabalho, um tampo com tecnologia touch faz as vezes de um iPad gigante. Para que a moradora se exercite sem perder tempo, o banheiro abriga aparelhos de ginástica.
Loft Tecnológico - Ana Bartira Brancante, arquiteta
"Para o loft de um casal que adora a cidade e está sempre conectado, pensei em conforto e praticidade", conta a arquiteta Ana Bartira Brancante. Com um simples toque no iPod, por exemplo, controlamse som, ar-condicionado, alarme e persianas. Um dispositivo identifica a impressão digital dos moradores para abrir a porta. Outro aparelho gerencia o consumo de energia e permite uma previsão de gastos no mês. No banheiro, a cabine de banho tem um painel digital touch screen por onde se acionam sauna, telefone e ducha.
Café e brigaderia - Flávia Gerab, arquiteta
Tem coisa mais gostosa que comer docinhos de festa na casa de alguém querido? Esta brigaderia lembra mais esta cena do que um estabelecimento comercial. "Criei uma sala de estar com sofás, poltronas e mesinhas por onde ficam expostos os chocolates. E, em vez de um balcão, montei para a recepcionista uma mesa redonda na entrada", conta a arquiteta Flávia Gerab. O toque de originalidade ficou para a estante marrom em forma de chocolate que escorre do teto. Ela foi produzida para abrigar o Lambuzo, um novo produto da loja.
Jardim das fontes - Gigi Botelho, paisagista
Tudo tem uma história nesta área verde na entrada da casa. Uma grande estante de peroba de demolição funciona como um jardim vertical. Os nichos exibem samambaias, éricas e tuias-pavão. A elas, somamse objetos com a pátina do tempo: telhas, tijolos, pás, malas. "Gosto do desenho dessas peças. Por isso, as escolhi como elementos decorativos", diz a paisagista. No centro do deque de canela de demolição fica a jardineira laranja, que já foi mesa de madeira. Até o lustre reaproveita galhos que sobraram de podas. Nada se perde, tudo se recicla.
Terraço - Roberto Riscala, paisagista
Espaço gourmet, SPA e jardim se integram de forma inusitada neste ambiente. "As pessoas não deixam mais a varanda aberta. Minha proposta é que, usando materiais adequados, como a madeira teca, bastante resistente às variações climáticas, o espaço volte a ser arejado e não fechado", diz o paisagista, que participou de 19 das 25 edições da Casa Cor. Para regular a quantidade de sombra, é só puxar as três folhas distintas que formam a pérgula móvel. De ferro galvanizado e com rodízios, ela permite o encaixe perfeito de uma dentro da outra.Family Room - Andrea Bugarib, Betina Barcellos e Karina Salgado - In House Designers de Interiores, designers
Planejada para um casal com quatro filhos, esta grande sala tem como ideia reunir todos em um ambiente onde acontecem várias atividades. É possível ler um livro na chaise próxima à lareira, assistir a um filme, jogar carteado ou acessar o computador no canto de estudo, sempre acompanhado de outros membros da família. Uma minicopa deixa à mão bebidas e petiscos. O piso de madeira rústica pintado de branco funciona como uma base neutra para os móveis e os objetos em tons de azul, verde e cinza.Banheiro público Unissex - Mayra Lopes, arquiteta
Na estreia na Casa Cor, a arquiteta buscou inspiração no outono e suas sensações para projetar o banheiro unissex. "Sustentabilidade, funcionalidade e sofisticação foram as palavras de ordem para a concepção deste ambiente", ressalta Mayra, que usou madeira de demolição na entrada dos boxes, torneiras com sensor e tintas produzidas com garrafas PET. Duas ideias charmosas: sob o piso de vidro distribuíramse folhas secas para formar o tapete natural e vasos de plantas ficam acomodados no painel de chapas onduladas de cobre.
Adega - Flora Nicotero, designer de interiores
O universo dos vinhos deixou de ser território masculino há muito tempo. "Procurei mostrar para as mulheres que esse é um hobby para o casal que gosta de celebrar a vida. Elas também podem aprender a degustar, viajar por vinhedos e colecionar vinhos de sua preferência", diz Flora. A designer de interiores elegeu a mesa de madeira certificada e o piso de madeira ebanizada de demolição, com tábuas de diversas larguras - 5, 10 e 15 cm. Livros e objetos ficam sobre o móvel amarelo do Estúdio Bola, que contrasta com o lustre.
Gde beijo,
Bruna
Nenhum comentário:
Postar um comentário