sábado, 25 de junho de 2011

Maneiras de acolher

Circulação ideal, estofados e cadeiras confortáveis, iluminação suave, cores aconchegantes, flores frescas...

Circulação privilegiada  Um layout bem elaborado é fundamental para que as pessoas se sintam bem em qualquer ocasião. Para isso, aposte em um criterioso dimensionamento dos espaços livres para tornar a circulação fluida. Elimine os móveis sem função e evite mesas de centro, vasos grandes e tapetes pequenos.

Conforto aos convidados  Se o anfitrião for do tipo que não dispensa um jantar, ele terá de pensar em uma eficiente estrutura para receber os convidados. Se forem muitos, o recomendável é usar mesas generosas, com 10 a 14 assentos. Dessa forma, todos poderão se sentar próximos um dos outros para desfrutar das mesmas conversas.

Móveis versáteis  Para otimizar o espaço, você pode recorrer a um truque inteligente. Basta colocar um aparador atrás do sofá para servir de apoio às comidas e bebidas e, embaixo dele, dispor algumas banquetas, que poderão ser retiradas caso seja preciso aumentar o número de assentos.

Luz do sol  Durante o dia, tudo se destaca. Por isso, muita atenção aos detalhes. Preencha a casa com arranjos de flores e opte por jogos americanos claros ou rústicos. As cortinas não devem eliminar a luz, apenas filtrá-la, para não incomodar os convidados. Se deseja clarear ainda mais o ambiente, use espelhos para refletir a luz externa.

Iluminação artificial  Em uma recepção à noite, a iluminação pode criar a cena perfeita. Embutida, por traz de espelhos ou nichos, ela é imprescindível na decoração atual, principalmente se for automatizada. Outra técnica que dá muita graça e aconchego ao ambiente é a wallwash, que provoca um banho de luz nas paredes.


Tecidos apropriados  O uso dos tecidos em forrações está em alta. Qualquer parede revestida, seja do living ou do hall, traz um diferencial ao ambiente. Se o tecido for estampado ou listrado, deve-se pintar a parede com o tom predominante. O mesmo vale para as cortinas, que devem combinar com as cores das paredes. Mas vale ressaltar que o uso de tecidos finos não é aconselhável para forrações.

Cor para os grandes  Para ambientes amplos, cores e móveis de tamanho generoso são bem-vindos, pois a amplitude tende a diluí-los. No entanto, é importante que a mobília esteja disposta de forma a não dividir o espaço em microambientes. Lembre-se: muita informação torna o visual desagradável em vez de convidativo.

Neutro para os pequenos  As cores claras nas paredes e nos tecidos nas pequenas áreas ampliam o ambiente. O mesmo acontece com os pisos. O colorido pode vir nos acessórios, que darão um toque interessante à composição. Nos locais em que a metragem é reduzida, evite tons fortes, móveis grandes e cortinas com volume. Prefira tonalidades neutras, poucos quadros e muito espelho.




Gde beijo,

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário