quinta-feira, 30 de junho de 2011

Varanda de apartamento

Essa varanda está situada no segundo pavimento de um apartamento em Porto Alegre, no bairro Mont’ Serrat. Por estar sobre a garagem da construção, ela ocupa toda a área livre. Os destaques são os revestimento de parede e os grandes móveis que transformaram um espaço vazio, numa grande área de estar e jantar ao ar livre.



A varanda estava totalmente livre, apenas com uma piscina e um jardim com poucas plantas. Contudo as paredes e piso estavam sem tratamento, o deck da piscina estava desgatado pela ação do sol e chuva e não haviam atrativos para permanecer no local. Logo, o espaço deveria ser tratado como uma extensão da área social, pela integração das portas dos ambientes.
A integração entre a área interna e externa foi feita naturalmente, apenas pela aberturas das esquadrias do apartamento. A varanda circunda toda a área social do apartamento. Na reforma idealizada pelo arquiteto Marcelo John, foi removido a vegetação existente em vasos, e criado um novo layout e eixo de circulação. Como o espaço estava praticamente vazio e sem uso, foi proposto tudo novo.
Um deck de madeira modulado de 60x60cm, em placas de madeira de reflorestamento, foi colocada sobre o piso cerâmico existente, facilitando a limpeza em caso de necessidade de remoção das mesmas. Logo ao lado, seixos brancos de pedras compõem o jardim e a marcação lateral.


Na área da piscina, o deck de madeira cumaru recebeu pintura em Osmocolor. Evitamos o uso do verniz porque ele desgasta mais a fibra da madeira. Nas paredes, optamos por placas cimenticias de dois tipos, uma imitando madeira, com 30x150cm, com padrão canela, e outra imitando pedra palito, com medidas entre 25x30cm e 25x40cm, no padrão natural. Esse revestimento foi escolhido pela facilidade de manutenção e pela rápida aplicação, tendo em vista a extensa área a ser revestida.



A iluminação foi composta por arandelas de aluminio com pintura eletrostática preta, com 2 lâmpadas compactas amarelas de 26w cada na parte central das placas cimentícias, e dois balizadores por placa com lâmpada bipino. Esses mesmos balizadores fazem a marcação dos degraus do deck da piscina.
As cortinas internas são de PVC padrão madeira branca, na largura de 50mm e com fitas de transição, com acionamento manual. 
O estar externo é composto por um sofá de três lugares, duas poltronas, uma mesa de centro com tampo de vidro e uma chaise longue no deck da piscina. São de fibra na cor grafite, própria para áreas externas. As almofadas são revestidas com lona emborrachada, e as almofadas soltas, com padrão floral são de algodão. A mesa de jantar possui madeira de reflorestamento no tampo e base de alumínio fosco. As cadeiras possuem acento em tela e base em alumínio também.

Fonte:http://decoracao.estilors.com.br

Gde beijo,

Bruna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário