Saiba como escolher suas roupas de cama protegendo recursos naturais sem deixar de lado o conforto e a boa saúde.
Secando as roupas ao ar livre você aproveita as propriedades alvejantes, antibacterianas e de limpeza naturais do sol.
* Opte por lençóis feitos de fibras naturais derivadas de fontes ecológicas.
* Evite lençóis de algodão escuros. Cores mais vivas utilizam mais produtos químicos no tingimento.
* Comparado aos edredons, os cobertores de lã possuem algumas vantagens. São ótimos retentores de calor e, usando mais de um cobertor você pode ajustar a temperatura. Os edredons são pesados e costumam esquentar demais, gerando distúrbios no sono.
* Ao escolher um edredom ou travesseiro, verifique se o enchimento e o tecido são naturais (lã, algodão, penas) ao invés de materiais sintéticos.
* Use um forro de colchão de fibras naturais, como algodão ou lã. Além de ajudar a absorver o suor, evita ácaros e deixa o colchão mais confortável.
Saiba mais sobre os tecidos:
Algodão
O cultivo tradicional utiliza grande quantidade de água, pesticidas, fertilizantes e alvejantes, além de vários produtos químicos para absorver tinturas. Confortável, permite a circulação do ar.
Algodão orgânico: É produzido sem substâncias químicas e tinturas sem perder as qualidades do material.
Cânhamo
A produção exige pouca água e pouco ou nenhum pesticida. Absorve tinturas com facilidade e sem aditivos químicos. Resistente, permite circulação do ar, hipoalergênico e antibacteriano.
Poliéster
É derivado de petróleo e sua produção gera resíduos tóxicos. Pode conter compostos orgânicos voláteis. Não propicia circulação de ar.
Lã
Pode conter resíduos de pesticidas, quando tingida e tratada pode conter produtos químicos. Reguladora eficiente de temperatura e umidade, retardante de chamas natural.
Gde beijo,
Bruna
Nenhum comentário:
Postar um comentário