O móvel cumpre o papel não apenas de despensa, como também de organizador da área de serviço. Arrancam suspiros dos visitantes os círculos vazados nas portas. Ideia do proprietário. Na pressa do dia a dia, as aberturas servem de puxadores.
No passado, o armário rústico serviu como guarda-roupa do filho mais velho do casal de moradores. Hoje, com o fundo pintado de preto e algumas adaptações, é despensa na cozinha. Na parte superior da porta, um trinco controla o acesso das crianças às guloseimas.
As prateleiras de granito vinham fazendo um bom trabalho, mas faltava alguma coisa à despensa da empresária Silvia Percussi. Ela queria manter o espaço aberto para controlar a lista de compras. Então, garimpou em uma loja de material de demolição este portão de ferro, que foi pintado de grafite.
O guarda-roupa antigo foi pintado de laca branca e serve de despensa na cozinha do antiquário Luiz Otávio Debeus.
Na cozinha da cenógrafa Cláudia Terçarolli, a mesa e os bancos de concreto são antigos e ficam junto à janela pivotante de vidro. A parede é revestida de pastilhas de vidro cinza-claro e a despensa tem porta de correr de cerejeira com visor redondo e pintura de epóxi preto.
O papel de parede pode parecer um mero capricho decorativo. Mas não é. O adereço foi pensado também para preservar as paredes internas da despensa, sujeitas a raspões e arranhões no tira e põe diário de louças e afins. “Uma opção a ele é a pintura com tinta lavável”, diz a arquiteta Flávia Gerab, mãe do projeto.
Na despensa, os nichos verticais com 15 cm de largura x 64 cm de altura guardam em pé bandejas e baixelas, que são difíceis de empilhar.
A estante de ferro com prateleiras funciona como despensa e abriga até uma mini-horta na parte de cima. No gancho, ficam as sacolas de tecido, utilizadas na hora de fazer as compras.
Todo o espaço disponível nas cinco prateleiras da despensa pode ser aproveitado porque ela é giratória. Quando não está sendo usada, fica escondida atrás da porta vermelha. Projeto dos arquitetos Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz.
Gde beijo,
Bruna
Nenhum comentário:
Postar um comentário