terça-feira, 12 de julho de 2011

Jardim de Inverno

Não precisa sair de casa para curtir o verde. Os jardins internos deixam a casa cheia de vida e permitem que os amantes de plantas fiquem próximos delas por mais tempo, mesmo durante o inverno.

A harmonia impera no living da casa do empresário André Tassinari. O ambiente recebe luz natural através do jardim interno. A área ao ar livre é uma espécie de oásis ao lado da sala. 

O quarto do empresário André Tassinari, no andar de cima da casa, também tem incidência de luz natural por conta do jardim interno. 

O corredor do jardim de inverno, projetado pela designer de interiores Cristiane Oliveira, recebeu o painel de pínus escurecido, onde foram pendurados o avental e os acessórios. Nos vasos, espadas-de-são-jorge. Ao fundo, samambaias criam uma cobertura natural.

O jardim de inverno ocupa os dois lados da escada entre a sala de jantar, no bloco da frente, e o espaço gourmet, no dos fundos. Projeto do escritório Brasil Arquitetura. 

A antiga varanda do apê recebeu uma reforma e foi integrada à sala onde criou-se um jardim interno. Luisa Toledo, paisagista responsável, colocou pedriscos no canteiro com terra para que, quando as plantas fossem regadas, a terra molhada não espirrasse nos móveis. 

Para este jardim de inverno ter fácil manutenção, a paisagista Juliana Freitas elegeu espécies perenes, que não sofrem tanto com o clima e não têm crescimento muito acelerado. Alguns vasos foram acomodados na treliça de madeira da parede, em um painel vertical.

Pedras e pedriscos marcam o passo de quem caminha por este jardim interno. Retiradas da fazenda, as pedras conferiram um clima natural ao ambiente recheado de espécies de simples manutenção. Projeto de Odilon Claro, da Anni Verdi. 

Os banheiros das suítes do térreo têm porta-janela com abertura para o jardim interno criado no recuo lateral. Ideia da Seferin Arquitetura. 

Apoiada na estrutura metálica, a escada de acesso ao piso superior fica ao lado do jardim interno, onde foi preservada a árvore fícus. Projeto do arquiteto José Armênio de Brito Cruz. 

Nesta casa, com projeto assinado pela Saspadini & Schiavon Arquitetos, a luz entra pelo pergolado com vidro e banha a parede revestida com canjiquinha de pedras São Tomé, na lateral do living, onde fica o jardim de inverno. Entre um lance e outro da escada, está o hall de entrada.


Gde beijo,

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário