Além de ter a obrigação de ser funcional, a lavanderia pode - e deve - seguir o estilo estético dos outros ambientes.
Moderna, a lavanderia recebeu pastilhas de vidro roxas no piso e na metade das paredes. Para dar continuidade, a porta é pintada dessa cor na mesma altura.
O tanque de inox embutido permitiu aproveitar o espaço sob a bancada com armário. Os cestos nas prateleiras ajudam a manter o espaço em ordem.
Na área molhada, sob a bancada de aço, ficam as máquinas de lavar e secar, além de espaço para roupas sujas. Ao lado, tábua de passar embutida e outros utensílios, como vassouras e produtos de limpeza.
A área de serviço é separada da cozinha deste apartamento por uma porta de correr, que ocupa menos espaço. Sob a bancada de mármore, ficam as máquinas de lavar e secar e um nicho para guardar as roupas passadas.
O tampo de trabalho apresenta um detalhe inteligente: um espaço livre entre bancada e parede. Conforme vão sendo passadas, as peças grandes como lençóis vão caindo pela abertura no apoio inferior, evitando que amassem.
Lavanderia esteticamente integrada aos outros ambientes da residência. A porta de acesso é de aço escovado e vidro jateado. Armários com espaço para a roupa suja, a limpa e a passada. A tábua de passar dobrável fica armazenada em uma gaveta.
O tampo do armário baixo é utilizado como bancada. O móvel possui ainda compartimentos, como nichos e área interna para utensílios, além de uma porta basculante. O varal sanfonado fica compactado quando não está sendo utilizado.
Os produtos de limpeza ficam em prateleiras de aço alcançadas com o auxílio de uma escada - guardada em varão afixado na parede. De ferro cromado, um carrinho com rodízios facilita o transporte das roupas já passadas.
Para economizar espaço nesta lavanderia de 6,70 m², a arquiteta Graziela Arruda optou por dispor a máquina de secar sobre a de lavar. Os armários, a louça e o revestimento são brancos, dando sensação de amplitude ao ambiente.
A unidade com o estilo do apartamento se dá com o quadriculado preto-e-branco de cerâmica no piso. Sob o tampo de trabalho, um armário claro de fórmica guarda os utensílios e produtos de limpeza. Ao fundo, uma porta do armário ocupa o canto.
Apesar de reduzido, o espaço é suficiente para a organização. Isto porque os varais puderam ser dispensados: as roupas secam ao ar livre, na área externa. Painéis laterais formam grandes nichos, onde foram dispostos os eletrodomésticos.
A bancada e os armários revestidos de fórmica, com puxadores e cabideiro de aço, ocupam 1,80 m da parede curva. O armário vertical fica no espaço antes destinado ao guarda-roupa da empregada e abriga vassouras, baldes e tábua de passar roupa.
Para a secagem rápida das roupas, os varais ficam em frente às janelas basculantes, em cima da lavadora e da secadora. O varão sob o armário suspenso permite a colocação de cabides com peças passadas.
Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/
Gde beijo,
Bruna
Nenhum comentário:
Postar um comentário