Contemporâneo, vintage, arrojado. Seja qual for o estilo da casa, há sempre uma composição das duas peças para criar a sintonia perfeita entre conforto e estilo.
A aquisição do sofá representa um investimento considerável no orçamento total da decoração. Por isso, é bom levar em conta alguns cuidados antes de se apaixonar pelo modelo da vitrine e levá-lo para casa. “Dois pontos são essenciais: o espaço disponível para instalar a peça e o conforto que ela deve oferecer. Portanto, faça os testes necessários”, alerta o arquiteto Roberto Negrete. “Ter em mãos uma planta baixa com as medidas e o layout pretendido dos móveis é recomendável. Considere também o espaço do elevador e o da porta de entrada”, sugere a arquiteta Priscila Baliú. Definidas as medidas, é preciso analisar como o sofá será usado: é para um ambiente de estar, para um home theater ou para as duas coisas? “Se a função do móvel for unicamente receber, dá para escolher revestimentos elegantes e de impacto. Já para o home theater, resistência, conforto e facilidade de limpeza são essenciais”, explica a arquiteta Regina Adorno.
Sofá Fall (2,30 m x 98 cm x 65 cm*) com pufe (1 m x 95 cm x 40 cm de altura), assinado por Carlo Colombo, tem revestimento de linho. Na Decameron Design. Tapete Ligúria (2 x 3 m), confeccionado com náilon Antron 6.6 pela Santa Mônica.
Sofá San Marco. Assinado por Fabíola Bergamo, traz estrutura de madeira e espuma, pés de alumínio e tecido 80% algodão e 20% viscose (2,89 m x 97 cm x 67 cm*). Da Saccaro. Tapete kilim morrocam indiano, feito de 100% algodão (4 x 3 m). Da By Kamy.
Sofá Velvet (2,10 m x 90 cm x 80 cm), criado pelo estúdio Futhark Design, com capa removível. Na Brinna, com tecido 50% algodão, 24% viscose e 26% poliéster. Tapete indiano artesanal de lã com várias opções de tamanho. Com 3 x 3,50 m, na Nelita Turcatto.
Sofá Loft, de chenile com almofadas de encosto soltas e pés de aço inox (2,50 m x 90 cm x 81 cm de altura). Na Eva Modiano. Tapete Choco. Feito na Bélgica com técnica semiartesanal, de lã de carneiro com pelo cortado e buclê (2 x 3 m). Na Cia. dos Tapetes Ocidentais.
Sofá Carbono 18. Composto de módulo principal (1,80 m x 1,30 m x 65 cm) e chaise (1,25 m x 1,30 m x 65 cm). Na Carbono Design, revestido de linho. Tapete Patchwork indiano, produzido de lã com combinação de cores vibrantes (2,23 x 3,36 m). Na Cor e Forma.
Sofá anos 1950. Original com pés palito, ganhou revestimento de estampa vintage (2 m x 70 cm x 83 cm). Do Estúdio Glória. Tapete Cone, de fibras de náilon (1,80 x 2,20 m). Assinado por Maria Lúcia Quaglio, pode ser feito sob medida. Na Fio Sobre Tela.
Numa coisa os profissionais são unânimes: tapete é sempre o último item a entrar na decoração. “O modelo tem que fazer o link entre todas as peças do ambiente”, ensina Priscila Baliú. “O que vem antes é a composição do espaço em termos de móveis e de uso. Isso indica se o tapete será neutro ou contrastante, com pelo alto (para trazer aconchego a um home theater, por exemplo) ou pelo baixo, para áreas de tráfego maior”, pondera o arquiteto Ricardo Miúra. Outro ponto fundamental é o tamanho. “Um erro comum é instalar um tapete menor do que o necessário. Ele deve ficar com, no mínimo, 30 cm embaixo do sofá, das poltronas e de outros móveis”, ensina o arquiteto Flávio Butti. “A linha de tapete no chão demarca o ambiente, por isso não é indicado que a peça avance do estar para a sala de jantar, por exemplo, a menos que ele englobe as duas áreas”, conclui. “Tomar esse cuidado com a dimensão torna o espaço mais elegante”, arremata Roberto Negrete.
Sofá Sensual. Tem estrutura de aço inox, assento de multilaminado moldado e revestimento de couro (1,83 m x 70 cm x 79 cm). Na Casa 21. Tapete Exotic. Feito de lã por artesãos indianos, tem vários tamanhos (1,50 x 2 m, 2 x 2,50 m, 2,50 x 3,50 m, 3 x 4 m e 3,50 x 5 m). Da Gaia.
Sofá Grendel. De linhas retas e revestido de tecido jeans listrado, o modelo de três lugares mede 2,53 m x 88 cm x 62 cm*. Na Estar Móveis. Tapete AO 264. Criação de Alfredo de Oliveira de náilon Antron 66 (3 x 2 m) para a coleção Arte do Brasil, da Punto e Filo.
Sofá Índigo. O móvel projetado por Flávia Pagotti Silva tem estrutura de madeira e tecido jeans índigo 100% algodão (2,60 m x 86 cm x 80 cm de altura). Da Marche Art de Vie. Tapete dupla face de tear manual. Combina chenile, seda e sisal (2,85 x 1,70 m). Na Tear Tapetes.
Sofá Vaspen. O modelo de dois lugares é revestido de chenile listrado e possui pés de metal (1,15 m x 92 cm x 71,5 cm de altura). Na Etna. Tapete Cobogó. Criado por Baba Vacaro com inspiração na arquitetura moderna de Brasília. Mede 2,10 x 1,60 m e vale na Avanti.
Sofá Bolonha (1,75 m x 97 cm x 75 cm) com chaise (1 m x 1,70 m x 75 cm). Tem estrutura de madeira de reflorestamento, molas e revestimento de suede. Na Cecília Dale. Tapete kilim floral, feito de lã importada do Nepal (3,50 x 2,50m). Na Clatt Carpete & Cia.
Sofá Venice. Revestido de linho natural, possui assento com molas e pés de madeira cobertos de tecido (2,30 m x 94 cm x 88 cm). Na Peça Única Móveis. Tapete Transparência. Idealizado por Regina Kato, de 100% poliamida de alta densidade (3 x 2,20 m). Na Fernando Jaeger.
Sofá Belvedere. Com pés cromados, pode ser revestido de seda rústica ou outros tecidos. Mede 2,90 m x 90 cm x 70 cm. À venda na A Especialista. Tapete Ghazni Papyrus, de algodão e lã. Importado do Paquistão, mede 3 x 4 m na Phenicia Concept.
Depois de considerar as sugestões dos profissionais para a escolha de sofás e tapetes nas páginas anteriores, veja o que eles propõem para a composição das duas peças. O mais importante é que a combinação traga o efeito estético e o conforto pretendido ao ambiente. “No caso de ambientes muito neutros, um tapete com um tom marcante dá vida ao espaço. Mesmo assim, as cores devem se complementar com as das peças existentes”, sugere a arquiteta paulista Priscila Baliú. “Muitas lojas especializadas têm um serviço que leva os tapetes pré-selecionados ao local para demonstração, o que facilita a escolha do cliente. Eu indico esse procedimento para acertar os tons e o tamanho”, complementa. Já o arquiteto Flávio Butti recomenda pensar muito bem nas cores. “O sofá e o tapete fazem parte de um conjunto que deve conversar com o restante do ambiente. Não precisa ser tudo combinado. Entretanto, não dá para deixar a harmonia de lado. Uma boa pista é pensar em termos de roupa. Pergunte: ‘Eu vestiria essas cores juntas?’ Se o sofá for de tom neutro, mas pontuado de cor nas almofadas e mantas, a sugestão é optar por um tapete contrastante, que dê personalidade ao conjunto. “Quem gosta de andar descalço sobre o tapete pode optar por um modelo com textura, mas, nesse caso, com a cor similar à do sofá”, propõe a designer de interiores Carla Yasuda. “Dessa forma, os elementos se fundem, brincando com o espaço, quase como se o piso se elevasse, formando lugares para sentar ou deitar.”
Sofá Syd. Leva eucalipto reflorestado na estrutura, espuma de alta densidade e linho (2,60 m x 95 cm x 70 cm*), criado pelo Ateliê Sava,na Brentwood. Tapete Ibiza, de poliéster, em três tamanhos (1,50 x 2 m, 2 x 2,50 m e 2 x 3 m). Da Tabacow.
Sofá Hampton (2,10 m x 90 cm x 45 cm). Revestido de tecido que combina viscose, poliéster e seda, na Futon & Home. Tapete Bangalore indiano, confeccionado com 100% lã (3,40 x 2,40 m). Na Casa Fortaleza Vitrine.
Sofá Lumière com revestimento de linho rústico e detalhe de metal (2,80 m x 1 m x 75 cm). Encontrado na Clami Design. Tapete Pirá. Feito de couro bovino (3,20 x 2,40 m). No Empório Beraldin.
Sofá Prada. Composto de módulos, tem espumas de diversas densidades e revestimento de linho. Cada módulo mede 1,10 m x 1,05 m x 80 cm. Na Dpot. Tapete Badohi. Produzido na Índia, com 80% de lã e 20% de viscose. Mede 3 x 4 m pela Abdalla Imports.
Sofá Yoko. Tem estrutura de espuma de poliuretano e manta acrílica, revestida de algodão peletizado (1,27 m x 1 m x 70 cm). Na Tok & Stok (sob encomenda). Tapete Broinha. Feito de poliamida em tecelagem manual na oficina de Cláudia Araújo.
Sofá Capa. Estrutura de madeira de reflorestamento, assento com molas e revestimento de rami cru (2,50 m x 1 m x 90 cm). Na Fernando Jaeger. Tapete Farm Borboletas. Feito de lona de caminhão reciclada, mede 3 x 3 m. Na JRJ Tecidos.
Fonte: http://casa.abril.com.br/
Gde beijo,
Bruna
Nenhum comentário:
Postar um comentário