quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Baú na decoração

Além de armazenar objetos, ele é decorativo e funcional: pode ser usado como mesa de centro, apoio lateral e até criado-mudo. Saiba como aproveitar o baú em casa.

O baú antigo, garimpado em um antiquário, acompanha a família de moradores desde antes da reforma do apartamento. Hoje é destaque na sala, como mesa lateral. Projeto do arquiteto Marcos Marcelino, da ReM Arquitetura

Criado-baú: como o colchão fica no chão, é possível utilizar um baú, que é uma peça rasteira, como criado-mudo

O apartamento da designer de interiores Carol Ferreira é pequeno. Para aproveitar bem o espaço, ela criou prateleiras sob a escada. Na parte de baixo, o baú com desenho da bandeira da Inglaterra serve para decorar e guardar objetos que não precisam ficar expostos.

Ainda no apê da designer Carol Ferreira, outra vez o recurso do baú: aqui, ele aparece em versão de madeira, pintado de azul. Ao pé da cama, pode ser usado para guardar toalhas e lençóis.

O arquiteto Guilherme Torres comprou o banquinho Elephant Stool para decorar a sala e a peça veio nesta caixa. Ele, então, usou a imaginação e transformou-a em um baú, colocado no quarto de hóspedes. Lá, funciona como criado-mudo e guarda os edredons extras.

O baú é ótimo para guardar livros e revistas antigos e louças de pouco uso. Em cima, fica a coleção de Smurfs comprada em Nova York pelo proprietário, o consultor Antony Aldea.

No apartamento da empresária carioca Bettina d’Archemont, os dois baús ficam sobrepostos, atrás do sofá. O da Louis Vuitton pertenceu ao príncipe de Malakoff, uma vila em Paris. Em cima, fica o cachorro de madeira entalhada, comprado no interior do Rio de Janeiro.

No casarão de 1850, em Belém do Pará, vive o engenheiro florestal Milton Kanashiro. Este canto foi decorado com uma escultura indiana, que fica sobre o baú de madeira trabalhado com desenhos.

Os tons de azul-marinho e índigo predominam na decoração da sala. O baú forrado também entra no clima. Quadrado, funciona como mesinha lateral e dá apoio à luminária. 

Feito de bambu, o baú dá um toque especial nesta sala, que tem elementos em tons clean e almofadas revestidas com seda e aubusson.

Esta sala foi repaginada pela decoradora Angelina Giobbi Muniz de Souza com um mix de tecidos de algodão nos estofados. Detalhe: o baú de fibra funciona como mesa de centro.


Gde beijo,

Bruna

2 comentários:

  1. Olá Bruna, tudo bem?
    Adorei o post dos baus, sou apaixonada por eles.
    Estou te seguindo!
    Quero te apresentar meu blog tb: www.inandoutdecor.blogspot.com
    Um bj
    Olivia

    ResponderExcluir
  2. Querida adorei o seu blog estou te seguindo.
    Também sou apaixonada por baús ... Lindos ...
    Gde beijo,
    Bruna

    ResponderExcluir