sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O bê-a-bá do seu quarto

No Portal de Decoração podemos conferir várias dicas para decorarmos os nossos dormitórios ... Sempre temos aquelas dúvidas básicas, coloco papel de parede ou devo pintar as paredes ou ainda vou fazer algumas texturas ... Temos tantas opções à disposição que esta ficando cada vez mais difícil a tomada de decisão.

Projeto, Fernanda Marques; cortina e tapete, Vitrine by Casa Fortaleza; zabutons, almofada floral e flores, Futon & Home; manta em algodão, Espaço Til; vasos e abajur, Grifes & Design; roupa de cama, Trousseau. Produção Andressa Alves (estagiária).


Neste quarto, projetado pela arquiteta Fernanda Marques para um jovem casal, um detalhe salta aos olhos: a textura na parede não é de madeira, como aparenta ser, mas de um concreto aplicado sobre a superfície. Para suavizar a aparência bruta do revestimento, foram inseridos elementos delicados, como a cortina em seda leve, o tapete de tear manual, a luminária cor cobre, os vasos coloridos, a roupa de cama com temática floral e os móveis brancos. “Procuramos um mobiliário que tivesse linhas retas e modernas, sem perder o aconchego”, pontua Fernanda.


Qual o material mais indicado para cabeceiras?
Atualmente, há várias opções no mercado para atender inúmeras necessidades. Se quiser apoio para leitura, por exemplo, prefira uma estrutura estofada. “Couro é uma boa opção, pois é resistente e de alta durabilidade”, indica Paula Magnani.

Projeto, Sueli Adorni; marcenaria, Florense; colcha Missoni, Empório Beraldin; mesa Saarinen, poltrona Tulipa e peseira, Clássica Design; piso de madeira e tapete, Casa Fortaleza; espelhos, L’Vitrier.

A arquiteta Sueli Adorni apostou em uma decoração contemporânea, clean e funcional para um casal recém-casado. “Para atender às necessidades de um homem e uma mulher que trabalham muito, tudo tem que ser prático, bonito e limpo”, aponta Sueli, que investiu em uma cartela de cores neutra, com leves oscilações entre o branco e o cinza. Tanto os criados-mudos em vidro quanto a cama com saia e cabeceira em couro têm design exclusivo da arquiteta. Por fim, toda a iluminação foi trabalhada de forma indireta com pontos embutidos sob o gesso, nas laterais. “Os moradores queriam acordar, olhar para o teto e não enxergar nenhuma lâmpada”, justifica Sueli.

Para valorizar o piso e o desenho do tapete, Sueli Adorni deixou a área da cama livre, dispondo a peça a partir da peseira. Como nem sempre o quarto é requisitado apenas para o descanso, ela reservou uma mesa para o casal tomar café ou mesmo trabalhar.

Como dispor o tapete?
Para não errar, cubra as laterais da cama, para garantir conforto ao pisar descalço, e não o encoste nos criados-mudos. No entanto, é possível ousar, como fez a arquiteta Sueli Adorni. “Para mim, tapete sob a cama dificulta a limpeza”, opina.

Iluminação direta ou indireta?
A indireta é a mais indicada, pois evita ofuscamento. “Iluminação direta apenas em closets”, aconselha a arquiteta Fernanda Marques. Para auxiliar na leitura, recorra a abajures. Se a intenção for deixar o criado-mudo livre, prefira pendentes ou arandelas fixas.

Projeto, Aline Cobra; marcenaria e execução da cabeceira, Cabral Marcenaria; piso, IndusParquet; tafetá em seda da cúpula, Artefacto; tapete, Cia. das Fibras; poltrona e pufe Egg, banqueta Luís XV, mesa Saarinen e roupa de cama, Espaço Decor Friend’s; tecidos dos estofados, Regatta; tecido da cortina, Larmod; cortina rolô, Windows Company

Para atender à solicitação do casal, a designer de interiores Aline Cobra propôs unir dois cômodos e preencher quase todas as paredes com painéis espelhados, que ampliam visualmente o dormitório. O maior desafio da designer foi esconder a arara, uma solicitação da cliente para amparar os looks da semana toda. “Criamos uma espécie de divisória a partir de um tecido cortado a laser da Élitis”, conta Aline. A mistura de cores, estampas e estilos guiou a decoração. “Para neutralizar as cores azul-turquesa e rosa, usamos o bege”, revela.

O painel em couro da cabeceira foi alongado até a divisória para limpar o visual do quarto. Para camuflar a arara, feita com cabo de aço, a designer tensionou um tecido cortado a laser da Élitis. Ali, a moradora organiza as roupas que vai usar durante a semana.

Qual a altura dos criados-mudos em relação à cama? 
A maioria dos profissionais trabalha com criados mais baixos ou na mesma altura do colchão, para que sirvam de apoio para quem estiver deitado.

Qual a função da peseira?
Ela serve como apoio aos objetos e, também, para auxiliar ao calçar um sapato, por exemplo. A proporção deve ser avaliada de acordo com o modelo da cama. “Nunca deve ser mais alta que a base da cama. Quanto à largura, o ideal é que seja um pouco menor do que a estrutura”, orienta Fernanda Marques.


Podemos conferir outras dicas diretamente no site ...


Gde beijo,

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário