segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Reforma: Dor de Cabeça ou Diversão

Visitando o blog Bula da Arquitetura encontro um post maravilhoso... 
Manual da Reforma Perfeita !!!
Confesso que fiquei super curiosa para ler todas as dicas para que isso fosse realmente possível... Já passei por poucas reformas, mas sinceramente já bastaram para o resto da vida ... A bagunça me deixa maluca e com humor daqueles ... Parecem dicas simples, mas com certeza farão toda diferença no nosso planejamento... Nossos problemas acabaram !!!


Se você não quer que o barato saia caro ou que o resultado saia completamente diferente, faça esse investimento. Um bom profissional saberá indicar os melhores materiais e profissionais, desenvolver soluções para problemas que pareciam ser impossíveis de resolver e até influenciar nos custos. Isso mesmo, sua obra pode ficar muito mais barata com uma boa consultoria. Pergunte a amigos, pesquise na internet, não deixe de contratar um arquiteto ou designer de interiores na hora de investir em algo tão importante.

Ande pela casa, preste atenção em tudo que lhe incomoda, lembre-se de tudo que sempre sonhou e faça uma lista detalhada.  Essa lista será um ótimo ponto de partida para desenvolver grandes ideias.

Em livros, revistas ou na internet (opa!), busque imagens de ambientes que lhe agradam. Seja um detalhe, o todo ou a mistura de várias coisas. Guarde todo o material e mostre ao arquiteto /designer de interiores para que ele entenda exatamente o que você gosta e possa desenvolver um projeto que seja a sua cara!

Não é novidade que reforma é um “bicho” caro, mas muitas vezes é muito mais caro do que se imagina. Então faça orçamentos e tenha consciência do valor de cada coisa para que se possa estabelecer limites, mesmo que você tenha que cortar algo. Como? 

Fazer tudo de uma vez, sem estabelecer o que é mais importante, pode resultar numa obra totalmente  inacabada. Uma lista de prioridades é o melhor amigo da economia e  da sua alegria! Analise o que é mais importante e tenha consciência que fazer algo que deseja muito pode significar deixar de lado outras coisas!

As crianças crescem, seus hábitos mudam, os filhos casam e a casa evolui junto. Se você sabe que podem haver mudanças no futuro, invista num projeto que pode ser modificado com facilidade para que não seja necessária uma nova reforma.Seja o quarto do menino que virou quarto de adulto ou quarto do filho adulto que se transformou em quarto de hóspedes, sempre pense a logo prazo para evitar novos gastos.

Por falar em gastos, nada melhor do que uma casa que gasta pouco! Investir em maneiras de economizar água, como vasos sanitários que usam menos água na hora da descarga, ou em economizar energia, como o uso de lâmpada LED, podem resultar numa grande economia para o seu bolso e você ainda receber um “obrigado” do ambiente!

Existe um ditado que diz que “o seu direito termina quando começa o do outro”, então procure saber nas leis da sua cidade ou do seu condomínio os dias e horários permitidos para obras porque do mesmo jeito que você gosta de dormir o seu vizinho também pode gostar. Sem contar que ter um bom relacionamento com os vizinhos começa por não incomodá-los, não é?

Podemos conferir outras super dicas no site da Bula de Arquitetura...

Gde beijo,

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário