Não faço praticamente nada, quem comanda as nossas panelas lá em casa é o maridão, que por sinal dá um show na cozinha...
Mas gosto de assistir para dar pitacos, sugestões de pratos...
Não faço nada e ainda defino o cardápio... Santo Marido!
Adorei esta massa de pizza caseira e claro que eu corri para conferir e já garantir o próximo cardápio...
Foto: www.panelinha.com.br
Ingredientes
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
1/4 xícara (chá) de azeite
farinha de trigo para polvilhar a bancada
azeite para untar a tigela
Modo de Preparo
1. Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar - cerca de 5 minutos.
2. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite - ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.
3. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.
4. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa - ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
5. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.
6. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início - caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.
7. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.
OBS: se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.
Fonte: Panelinha - http://panelinha.com.br/
Gde beijo,
Bruna
Nenhum comentário:
Postar um comentário