quinta-feira, 26 de maio de 2011

Veja como organizar a geladeira ...

Descubra como fazer para arrumar os espaços dos refrigeradores
É certo que muitas pessoas abrem a geladeira para pensar. Mesmo sem saber o que queriam pegar, vão até ela. O problema é quando se tem certeza do que está procurando e ainda assim não se consegue encontrar. A geladeira, assim como o resto da casa, deve manter a regra básica de organização: cada coisa no seu lugar. 

 
 Ordenação
Sempre depende do espaço disponível. Nesse caso, é o tamanho da geladeira que vai determinar o trabalho. A geladeira de encarte é a ideal, com tudo separado e um visual bonito. O problema é fazer assim em casa.
Para começar, é importante que os produtos estejam visíveis. O princípio básico é separar tudo por famílias, como laticínios, por exemplo. Jarras, de água e de suco, podem vir acompanhadas de garrafas e latas e dispostas em prateleiras. No meio, podem ser colocados os refratários com as comidas do dia, ou saladas pré-prontas para servir. À esquerda, produtos que precisam de conservação, como salsicha e presunto.
Outra dica importante para o aproveitamento do espaço é usar os nichos específicos, sugeridos pela fabricante. No entanto, uma dúvida constante é sobre o melhor lugar para guardar os ovos. Mesmo que a geladeira venha com espaço certo para eles na porta, a variação de temperatura causada pelo abre-e-fecha pode prejudicar na sua conservação. Algumas fabricantes já estão fazendo modelos com as bandejas para ovos em outra região da geladeira. 
Uma alternativa para guardar alimentos perecíveis ou delicados é investir em refratários e potes individuais. A solução é que cada um crie seus próprios espaços dentro da geladeira, com potes plásticos, por exemplo, e separe por classificação. Algumas frutas e verduras, por exemplo, podem ser colocadas em um refratário que permita lavagem e guardadas na parte de baixo, em cima da gaveta. 
E o que fazer quando apenas um integrante da família está de dieta? Nesse caso, o alimento deve ficar separado e identificado. Pode-se usar um nicho ou caixa plástica, bem lavada, em uma prateleira única. O importante é que os outros moradores saibam que os produtos pertencem a uma pessoa que está controlando a alimentação. Quem está cumprindo regime não pode deixar sua comida junto com as outras, tem que visualizar a separação. 
Para finalizar, a grande dica é evitar guardar restos. Não é errado guardar potinhos, desde que colocados no lugar certo. Manter a organização economiza tempo e dinheiro. É como o velho ditado: o que não é visto, não é lembrado. Ou seja, se o dono da geladeira não vê o que tem, pode comprar de novo ou a mais. Quando as coisas se mantêm no mesmo lugar, é possível memorizar onde guardar e, assim, a geladeira permanece organizada. 

Fonte: Casa e Jardim

Gde beijo,

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário