segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vamos brincar ...

Com certeza no meu projeto da casa nova já esta contemplada a brinquedoteca para que os meus futuros filhotes possam se divertir com conforto e organização ...

As férias de inverno estão chegando e com ela os filhos passam a maior parte do dia em casa. Montar um espaço para brincadeiras pode ser a solução para mantê-los bem ocupados.




Dicas para guardar os brinquedos

1.
Sempre que puder, guarde os brinquedos com seu filho, fazendo disso uma diversão.

2. Separe-os em caixas pequenas, que permitem às crianças manuseá-las sozinhas.

3. Personalize as caixas com imagens e etiquetas que indiquem o conteúdo e facilitem na hora de achar e guardar os brinquedos.

4. Com imaginação, reinvente uma brincadeira com o mesmo brinquedo, em vez de guardá-lo e pegar outro sempre.

Colorida e organizada

Ao entrar nesta brinquedoteca, é difícil para as crianças não se deixarem encantar pelas cores fortes, em tons primários: verde, amarelo, azul e vermelho. Em seguida, o outro fator de irresistível atração são os móveis baixos, feitos sob medida para os pequenos, que convidam a muitas brincadeiras. Neste espaço lúdico, a organização está em todos os cantos: nas prateleiras altas e baixas, no baú, na arara que acomoda as fantasias, nos cestos que guardam os brinquedos, nas caixas de papel coloridas e até nos varais usados para expor os brinquedos.




Atenção! Evite vidros no ambiente, baús pesados e difíceis de locomover, móveis com pontas. Brinquedos que ainda não podem ser usados.

Iluminação: mescle a luz natural e a artificial, priorizando janelas. Opte por dois tipos de iluminação: direta (pode ser fluorescente), pois ilumina todo o espaço, e indireta, ideal para quando a criança quiser dormir no local. Também é recomendável usar um dímer para controlar a luz.

Espaço lúdico

Com poucos móveis e muitas cores, a brinquedoteca da arquiteta Sandra Picciotto prioriza o lado lúdico infantil, resgatando muitas brincadeiras da infância de nossas mães e avós. Para isso, a profissional fez do chão lugar certo para a amarelinha. No pequeno palco de tablado de madeira, o teatrinho abriga fantoches de pano, ideais para dar voz às mais espirituosas histórias infantis. E para o conforto da criançada, minipufes, cadeiras e poltronas completam o mobiliário do lugar.  



Como se divertir na brinquedoteca?

1. Brincadeira de casinha | durante a brincadeira de casinha, a criança treina os papéis que irá desempenhar na sociedade, usando e abusando da imaginação.

2. Brincadeira de massinha | além de treinar a coordenação motora, a massinha ensina a misturar e criar novas cores. É possível fazer mágica ao misturar uma bolinha de massa amarela a outra azul e ver surgir a tonalidade verde.

3. Cinema em casa | promove a sociabilidade entre os amigos e discussões promissoras sobre o filme.

4. Monte uma exposição |desenvolve a imaginação e a criação artística.

5. Contação de histórias | estimula a comunicação e a desibinição, combatendo a timidez.

Onde encontrar:

Fernando Maluhy www.fernandomaluhy.com.br
Interpam www.interpam.com.br
Lustres Yamamura www.yamamura.com.br
Magic Toys www.magictoys.com.br
Sandra Picciotto www.sandrapicciotto.com.br
Tok&Stok www.tokstok.com.br
Vanessa Guimarães www.vanessaguimaraes.com.br

Fonte: www.portaldecoracao.com.br

Gde beijo,

Bruna

2 comentários:

  1. Bru, sou seguidora do seu blog, e adoro passear aqui no seu cantinho! Amo as suas idéias!
    Ganhei um selinho no meu blog e gostaria de compartilhar com você! Passa lá pra pegar! bjus
    http://tudoartemilideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Dani, amei o selinho ... Como deixei o comentário no seu blog me senti muito lisonjeada por ser lembrada ... Muito Obrigada... Gde beijo, Bruna

    ResponderExcluir