sexta-feira, 8 de julho de 2011

Churrasqueiras

Integrado à varanda ou mesmo no quintal, o espaço da churrasqueira é ótimo para reunir amigos em uma comemoração informal.

O painel da churrasqueira, feito de ladrilhos, é uma referência da proprietária elaborada em parceria com a arquiteta Carolina Rocco. A madeira cumaru nas bancadas e no pergolado faz contraponto aos apoios de concreto, a coifa de aço e o teto de madeira vazado.

A extensa bancada de almoço dá pistas de que logo mais um delicioso churrasco irá reunir amigos e familiares. Ao fundo, a visão da cidade por uma das janelas indica que a refeição será feita na cobertura de um apartamento e não em uma casa. Paula Magaldi assina o paisagismo do local. 

As lajotas do piso foram retiradas de uma fazenda de café do século retrasado. Mas o coração da área externa é, sem dúvida, o forno a lenha revestido de azulejos amarelos, que divide espaço com a churrasqueira de ferro fundido. 

A parede e a coluna da churrasqueira foram revestidas por canjiquinha de pedra São Tomé. A área também ganhou armários e um prático e decorativo nicho horizontal na parede, de madeira de demolição, e mais um carrinho com rodízios.

No terraço, esta churrasqueira é revestida de cimento queimado. A parede, os móveis e as portas do gabinete são de cruzetas.

De dia, o quintal é tão atraente quanto à noite. Tem prateleira de madeira com gaiola, vasos com temperos espalhados sobre a bancada da pia e embaixo dela, lírios-da-paz, mais a churrasqueira de tijolo de demolição, que é usada com frequência. 

O uso do mármore Travertino Navona é a marca desta casa. A matéria-prima aparece em placas lisas, na coluna que envolve a churrasqueira, e com canjiquinha nas laterais.

Aqui, a pérgola é personagem principal para proteger os convidados em dias de muito sol. O terraço tem churrasqueira, bar e um belo paisagismo. 

O projeto de Cilene Monteiro Lupi propôs o fechamento de um antigo terraço com vidros e alumínio. Lá foi montada a churrasqueira, cercada de alvenaria de tijolos à vista e pintados de branco.

Integrada ao living, a varanda com churrasqueira deste apartamento merecia um revestimento elegante. Por essa razão, o arquiteto João Braga recorreu à pastilha de resina preta e bancada de granito preto absoluto.

Uma parede com janela e floreira atravancava a área externa, entre a sala de estar e a edícula com a churrasqueira. Sem ela, foi possível criar uma varanda ampla e aconchegante. 

A parede desta área gourmet recebeu madeira de demolição em formato de canjiquinhas. Já a decoração, traz a neutralidade do branco-e-preto.

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/

Gde beijo,

Bruna

Um comentário: