sábado, 24 de dezembro de 2011

O sabor da festa

Adoro a Roberto Simões ela esta presente em nossa casa em diversos mimos na nossa cozinha ... No blog podemos conferir diversas dicas e lançamentos ... Hoje a dica será sobre Champanhe ...Hummm que delícia ...

Nada mais perfeito para brindar o fim do ano e a chegada de mais 12 meses de sonhos do que o espumante! A bebida dá um colorido todo especial à comemoração e é a grande alma da festa. As borbulhas provocam um efeito hipnotizante: para celebrar, a rolha precisa estourar!


Champanhe

É um vinho branco espumante, produzido na região de Champagne, nordeste da França, por meio da fermentação de um tipo ou mais de uva, como a chardonay, pinot meunier e a pinot noir. Quem visita a região, pode conhecer as casas instaladas no centro ou nas encostas para saber como a produção começou.

O berço do champanhe é em Epernay, onde em uma das casas se encontra o maior e mais antigo tonel de fabricação da bebida com capacidade para encher 200 mil garrafas, que ficam, na maioria das vezes, repousadas por vários anos para desenvolver o sabor particular do vinho borbulhante.

A garrafa nunca deverá ir à geladeira. O ideal é que, 20 minutos antes de servir, seja colocada num balde gelo até a metade para dar uma refrigerada. O chamado "brut" é seco e combina com comidas bem condimentadas. Extra-seco é mais doce e funciona como aperitivo ou para acompanhar sobremesas (como o morango, por exemplo). O semi-seco é excelente apenas para acompanhar a sobremesa e brindar (muito usado em cerimônias pequenas, como batizado).

O Rosé nunca sai de moda! Seu tom avermelhado vem da fusão das uvas com as cascas, processo que não ocorre com os champanhes brancos (nesse caso, somente as polpas são aproveitadas). Seco e frutado, é bem harmonizado com carnes defumadas, frutos do mar, além de ser perfeito no preparo de diversos drinks.

Observação: há também quem se refira à bebida como Prosecco. Na verdade, prosecco é um tipo de uva branca, originária da região de Veneto, na Itália, onde também se produz espumante.
Champanheira em "cristalino italiano", com base e acessório p/ taças em aço inox. Riva.

Gde beijo,

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário