sábado, 19 de abril de 2014

Cozinha, eu teria várias ...

Cozinha, com certeza eu teria várias em casa se pudesse... Só para esclarecer ... Aqui em casa quem comanda é o meu esposo... Mas eu adoro comprar tudo de mais moderno e mais prático para equipar a nossa super cozinha ...
Visitando o site da Casa Abril identifiquei alguns projetos ...

" Madeira no piso, revestimentos da moda, temperos na janela, ilhas de trabalho e visual colorido: do ambiente mais sofisticado a exemplos bem singelos, inspire-se em projetos que revelam as tendências em cozinha. "

A pedido do morador, a arquiteta Claudia Haguiara cobriu uma das paredes da cozinha com uma grande estante. É ela que embute o forno elétrico (Ariston) e o microondas, além de abrigar livros de receitas e uma coleção de garrafas. Claudia também deu um toque especial à parede de concreto ao "manchá-la" com cimento polimérico. Coifa da Tuboar.

Vivendo sozinho num apartamento antigo e bem espaçoso, o morador queria integrar os ambientes ao máximo. Por isso, a arquiteta Claudia Haguiara não hesitou em derrubar as paredes que separavam copa, cozinha e sala de estar. Como a área da cozinha permitia, o cliente requisitou duas ilhas de trabalho. Uma com pia e cooktop mais simples para preparar e servir refeições mais rápidas. A outra, com coifa, cooktop e pia maiores, é usada nos fins de semana, quando ele cozinha pratos mais elaborados.

Em São Paulo, ter um apartamento com quintal é um privilégio. Neste caso, a cozinha já tinha uma porta de acesso para a área externa, mas a moradora queria mais luminosidade e buscava também mudanças no visual sem gastar muito. "Ela pediu uma cozinha com a cara de avó", conta a arquiteta Claudia Mota, do Ateliê Urbano, uma das autoras do projeto. Para atender aos pedidos, instalou-se um caixilho envidraçado com janela basculante numa das paredes. O ladrilho hidráulico no piso trouxe o ar de passado.

"Os melhores segredos são contados na cozinha", disse a moradora desta casa quando encomendou o projeto de reforma do ambiente ao escritório da arquiteta Lili Vicente de Azevedo. Para ela, aquela história de "coração da casa" continua valendo, por isso pediu uma ilha para cozinhar e servir refeições e lanches para os dois filhos, de 9 e 7 anos. A arquiteta conseguiu conferir um ar aconchegante a essa área de 15,8 m² com a extensão do assoalho de sucupira da sala e o revestimento de madeira na parede.

Decidida a ter uma cozinha independente de modismos, a arquiteta Beatriz Meyer optou por um ambiente com a predominância do branco e sem muitas interferências visuais. O micro-ondas fica escondido no armário superior, e os únicos elementos que se destacam são o fogão e o piso de madeira.


A copa era grande e desgastada, e a cozinha, pequena. Descontentes com a situação, os moradores do apartamento procuraram a arquiteta Regina Adorno. "Eles não estavam decididos a integrar os ambientes, pois achavam que o odor do preparo dos alimentos iria invadir a área de refeições", conta a arquiteta. Para resolver o impasse sem abrir mão da luminosidade que vinha da cozinha, Regina sugeriu a instalação de painéis de vidro que correm em trilhos e isolam os ambientes quando fechados.

Como o proprietário adora vinhos, Regina propôs a inclusão de uma adega no projeto de reforma. Agora, ela ocupa o espaço do antigo banheiro de empregada. O piso de tábuas de peroba (Gasômetro Pisos) é o mesmo da sala. Armários Linha (Ornare), coifa da Falmec e mesa de pinhode- riga (Riga Brasil). Sobre ela, pendente Bossa (Lumini).

Oculta no tampo da ilha de trabalho, a torre de plugagem tem tomadas e aparece quando puxada por uma pequena alavanca.

Copa, cozinha, despensa e área de serviço. Ligando todos esses ambientes, um grande espaço de circulação recheado de janelas. Para a dona do apartamento, a arquiteta Vanessa Monteiro, tanta segmentação atendia bem ao modo de vida da época em que o prédio foi construído, nos anos 1950. "Agora nosso ritmo é outro. Não sou uma dona de casa tradicional, e minha família não se reúne em todas as refeições." Por isso, ela optou por juntar os ambientes e transformá-los numa cozinha generosa, cheia de luz e ventilação.

Como queria uma obra rápida, Vanessa encomendou os móveis planejados da Elgin no momento em que começou o quebra-quebra. Eles ficaram prontos quando a reforma estava terminando.

A ilha aproxima o cozinheiro dos convidados (fogão da DCS e coifa da Falmec). No piso, porcelanato de 60 x 120 cm (City Fendi Anticato, da Portobello).

Fonte: www.casa.abril.com.br

Gde beijo,

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário