sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sapateiras

Organizar os sapatos, sem estragá-los ou amassá-los é uma missão difícil, mas não impossível. Confira idéias de sapateiras e escolha a que mais combina com o seu espaço.

Com portas de vidro, o armário permite a visualização dos sapatos antes de abri-las, facilitando a escolha. Do chão ao piso, ele é todo preenchido com prateleiras, que mantêm os pares organizados. As de cima têm altura maior e armazenam botas.

Neste quarto, o móvel abriga a sapateira da moradora. Os nichos de 60 cm de largura e 15 cm de altura têm capacidade para guardar até 80 pares de sapatos. O projeto é da arquiteta Cinthia Liberatori.

O móvel abaixo da janela tem três portas que correm por um trilho. Duas delas são dedicadas aos sapatos. Para facilitar a visualização da segunda fileira, mais ao fundo, as quatro bandejas se movimentam por rodízios. A última porta fica reservada para botas e bolsas e tem uma gaveta com chave.

Em vez de estar na sala de jantar, a cristaleira foi para o banheiro. A peça abriga sapatos. Com três prateleiras de alturas irregulares, o móvel permite a organização dos pares. Melhor: as portas com vidro facilitam a escolha dos modelos, como uma vitrine.

Este dormitório fica no sótão e a parede das janelas está recuada em relação a do andar de embaixo. A arquiteta Teresa Simões aproveitou este espaço para fazer três gavetas. Duas são mais estreitas, para sapatos baixos, masculinos e tênis, dispostos em duas fileiras. Ao lado delas, há um gavetão mais alto, para acomodar botas.

A sapateira fazia parte do corredor, até a moradora aproveitar uma reforma e integrá-la à suíte. A peça possui 11 prateleiras com 60 cm de largura, dispostas em intervalos de 20 cm de altura. Por enquanto, elas atingem aproximadamente 2 m de altura, mas o pé-direito de 3,50 m permite a inclusãode novas pranchas. 

Esta sapateira possui uma gaveta superior deslizante com tampo de vidro transparente, usada para armazenar bijuterias. O fundo é forrado de courino branco para proteger as peças. Já as divisórias podem ser feitas de acordo com a necessidade. Na parte inferior do móvel ficam as gavetas dos sapatos.

 Nunca acomode os sapatos um em cima do outro, porque amassam. Para conservá-los, coloque cada par em uma caixa de polietileno, que, por ser transparente, facilita a visualização. As caixas podem ser sobrepostas em prateleiras.

A designer de interiores Lidia Damy Sita desenvolveu, a pedido da proprietária do apartamento, gavetas especiais dentro do armário para serem guardados, de forma organizada, os sapatos e as botas. São quase 70 pares.

Em cada uma das prateleiras de correr, a moradora guarda seis pares de sapatos: três na frente e três atrás.


Gde beijo,

Bruna 

2 comentários:

  1. Oi Bruna,
    sou sua fã! para minha surpresa hoje estava fazendo buscas e encontrei um projeto meu no seu blog! achei demais!
    beijo grande,
    da Arquiteta e admiradora. Maria Lavinia.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, fico muito feliz que estejas acompanhando o blog. Realmente é a minha paixão e as sapateiras então, com certeza um projeto a curtíssimo prazo. Se quiseres me enviar outras fotos dos seus projetos e um release será um prazer divulgar no blog. Grande beijo, Bruna

    ResponderExcluir